Notícias
É golpe: 'falsa central telefônica' segue em alta e Itaú orienta clientes
Para se proteger, é primordial nunca fornecer dados bancários pelo telefone
Um dos golpes mais praticados em 2024 segue inspirando alertas em 2025. O banco Itaú emitiu orientações nesta quarta-feira (8) para que clientes se protejam das falsas centrais telefônicas, que costumam entrar em contato por ligação com as pessoas e convencê-las a informações dados financeiros.
Em geral, os bandidos se identificam como funcionários de um banco, alegando que a conta da pessoa está sob forte ameaça de invasão. Para evitar que isso ocorra, segundo o suposto atendente, ela deve informar o número da agência, da conta, do cartão de crédito e a senha.
— A falsa central telefônica ganhou mais força depois da pandemia, devido à maior digitalização da população. Hoje, é possível fazer praticamente tudo remotamente. Os golpistas se aproveitaram dessa evolução digital para implementar esse tipo de golpe, em que a vítima não vê a pessoa com quem está interagindo — diz Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.
Como se proteger
Desconfie de ligações - Os golpistas usam tecnologias para fazer uma chamada parecer vir de um número diferente, muitas vezes de um que a vítima reconhece e confia. No entanto, é bom analisar o tom da mensagem. Se forem solicitadas informações pessoais, desligue a ligação.
Nunca forneça informações pelo telefone - Nenhuma empresa ou instituição financeira entra em contato ativamente solicitando dados pessoais ou bancários para realizar um cancelamento ou estorno. Caso isso aconteça, desligue a ligação imediatamente.
Verifique a identidade do atendente - Se receber uma ligação suspeita, solicite o nome do atendente e desligue. Depois, acione a empresa diretamente pelos canais ou números de telefone publicados nos sites oficiais e pergunte se a ligação era legítima.
Não realize transações solicitadas por telefone - Além de não fornecer dados, não realize nenhum pagamento ou transação solicitado por telefone, mesmo que a abordagem pareça confiável.
Caiu no golpe? E agora?
Manter as notificações do banco sempre ligadas para receber alertas é uma boa medida para identificar transações fraudulentas. Caso isso ocorra, é recomendado entrar em contato com o banco imediatamente e fazer um boletim de ocorrência no departamento de polícia mais próximo.
Vale destacar que amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões para o Itaú, através da Central de Atendimento.
- 4004-4828 – capitais e regiões metropolitanas
 - 0800-970-4828 – demais localidades
 
Como costumam ser muitas providências a tomar e o cenário é de nervoso, é permitido pedir que qualquer pessoa ligue para a Central de Atendimento do banco com o CPF da vítima em mãos e siga o passo a passo. O processo é simples e rápido.
Links Úteis
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3654 | 5.3684 | 
| Euro/Real Brasileiro | 6.16903 | 6.18429 | 
| Atualizado em: 03/11/2025 12:31 | ||
Indicadores de inflação
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% | 
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% |